Facetas ou lentes de contato: Eis a questão!


A Odontologia vem desenvolvendo novas técnicas constantemente. Tanto que, é comum a paciente fica na dúvida sobre qual tratamento é mais indicado para o seu caso. Entre os mais requisitados atualmente estão as facetas e as lentes de contato e é justamente essas duas técnicas que a cirurgiã-dentista

Verena Scotti, da O2 Odontologia, explica


O que são facetas? As facetas são laminados de porcelana mais espessos, com até 1mm de espessura, que cobrem a parte visível dos dentes que aparecem quando sorrimos. Justamente por isso, devem oferecer os mesmos requisitos de um dente como dureza, brilho e resistência.


Quem pode usá-las? São indicadas para corrigir a deformidade de estrutura e forma de dente, dentes tortos que impossibilitem a Ortodontia, dentes escurecidos e resistentes a clareamento e ainda, quando os dentes possuem restaurações muito grandes. É contra indicado para pacientes que rangem os dentes, tem problemas periodontais (de gengiva), comprometimento grande da estrutura dental e ainda, problemas de oclusão.


O que são lentes de contato dental? As lentes de contato são muito finas (com espessura de 0,2 a 0,4 mm) e quase não necessitam de desgaste dental, assim suas indicações são mais limitadas a pequenas imperfeições de textura e forma.

Quais as principais indicações dessa técnica? Esses tipos de restaurações são muito bem indicadas quando o dente necessita aumentar o tamanho e/ou volume, o sorriso precisa ser alinhado e, em casos de finalização da Ortodontia. Assim, como as facetas não deve ser utilizada por quem bruxismo (ato de ranger os dentes), problemas periodontais e de má oclusão.


Quais as vantagens da lente de contato em relação às facetas? As principais diferenças entre as duas é que a necessidade de desgaste dental e a espessura. Isto porque, as facetas requerem maior desgaste dos dentes, sendo indicada para dentes que possuem múltiplas restaurações, ou que a cor esteja muito alterada, escurecida.Já as lentes de contato não requerem nenhum preparo e são extremamente finas. Mas, lembre-se quem determinará qual a técnica mais indicada para o seu caso é seu cirurgião-dentista depois de uma análise minuciosa.



MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA PLÁSTICA & BELEZA - EDIÇÃO AGOSTO/2017

#facetas #laminados #resina #porcelana #dente #Ortodontia #estruturadental #oclusão #sorriso #rangerosdentes #desgastedental #múltiplasrestaurações #lentedecontato #alinhamento

Posts Em Destaque
Posts Recentes