Gengivite, saiba tudo aqui

O que é gengivite afinal?

Gengivite é a inflamação da gengiva causada pela falta de escovação e consequente presença de placa bacteriana (película de restos de alimento) com proliferação de bactérias. Se esta placa não for removida a gengivite evolui para periodontite, doença que acomete também os ossos e muito mais difícil de ser tratada.

Estou com gengivite?

Se a sua gengiva ficar com aspecto vermelho, inchado e sangrando, na escovação ou até mesmo de forma espontânea, provavelmente há inflamação na sua gengiva. A gengiva fica mais sensível e pode vir aliado o mau hálito e gosto ruim na boca.

Como posso prevenir?

A prevenção da gengivite é simples e fácil de fazer, as dicas básicas são:

- Escovação 3x ao dia;

- Uso de fio dental;

- Evitar cigarros e outras formas de tabaco;

- Visite regularmente seu dentista.

Como devo tratar?

O tratamento da gengivite não é um tratamento complexo, mas exige muita colaboração do paciente, já que os hábitos de higiene devem ser mudados.

Propriamente dito o tratamento consiste na remoção da placa bacteriana e do tártaro formado ao redor da gengiva, profilaxia dos dentes (limpeza) e bochechos de clorexidina.

A cura ocorre em aproximadamente 01 semana e não deixa maiores sequelas na gengiva.

O que acontece se eu não tratar a gengivite?

Se a gengivite não for tratada ela evolui para periodontite, doença muito mais difícil de ser tratada pois acomete os ossos que prendem o dente na arcada podendo inclusive deixá-los com mobilidade. A periodontite pode deixar graves sequelas como a perda definitiva dos dentes.

A minha dica é, escove sempre os dentes após as refeições, não deixe de usar o fio dental e venha ao dentista pelo menos a cada 06 meses pois assim conseguimos detectar de forma preventiva qualquer alteração na sua gengiva.

#gengivite #gengiva #escovação #periodontite #fiodental #mauhálito #gostoruimnaboca #sangramento #gengivainchada