Saúde bucal e doenças do coração: qual a relação?

Hoje em dia, a maioria das pessoas se preocupa mais com a saúde.

Procuram saber como está a pressão, se o colesterol está em um nível aceitável e saber como está seu índice de Diabetes, mas o que a maioria não sabe é que cuidar da saúde BUCAL, é cuidar da saúde geral.

Você sabia que uma bactéria presente na boca pode causar sérios danos à nossa saúde como um todo?

Segundo o cardiologista Roberto Calil, a bactéria que pode estar na cavidade bucal cai na corrente sanguínea pela ferida da gengivite ou periodontite, chega ao coração e se instala em uma válvula que já tem problema.

Aí se dá a endocardite, uma infecção do tecido interno.

Outra possibilidade é a inflamação da gengiva produzir proteínas que ativam a destruição do tecido e estimulam a formação de placas de gordura na coronária. Além disso, a inflamação diminui o calibre dos vasos e reduz o fluxo sanguíneo. Todos esses fatores podem causar doenças coronárias e levar a um infarto.

Acredite, uma boa higiene bucal e visitas frequentes ao dentista podem salvar sua vida, pense nisso!!

#O2Odontologia #o2institutoodontologico #DraVerenaScotti #endocardite #bacteria #doençascoronárias #periodontite #gengivite #doençadocoração